Parece que foi lançado o Magalhães dos telemóveis! É quase isso, sim. Transcrevo dois parágrafos de uma notícia que publicitou o “Mobile4you”, um smartphone para crianças:
“Em comunicado a empresa destaca a aplicação de controlo parental que vem no telemóvel, revelando que é possível aos pais monitorizarem toda a atividade que os filhos estão a ter no equipamento. Entre as várias funcionalidades há uma que permite, por exemplo, bloquear as chamadas telefónicas. O software também revela a localização do dispositivo.”
“Outras ferramentas incluem o envio de um relatório diário com as chamadas e SMS recebidos ou enviados e na versão premium os pais podem receber um alerta caso o filho tenha recebido uma mensagem com conteúdos impróprios para menores.”
Esperem. O QUÊ?!
São crianças, não são cães. Não se sentam quando pedimos, não vão a correr buscar a bola quando a lançamos.
Se os pais (sem dúvida, muito inteligentes) compram estas relíquias aos filhos, é porque as suas crias têm maturidade para usar um smartphone. Portanto, não necessitam deste exagerado controlo parental, através de um “relatório diário com as chamadas e SMS recebidos”.
Vamos recapitular.
- Criança (em idade que não deve ter acesso à internet e a mensagens com imagens) a quem querem dar um dispositivo que permita avisar quando sai das atividades e necessita de boleia dos papás:
- Pré-adolescente/adolescente:
Smartphone dos verdadeiros, já que querem tanto dar um smartphonezinho aos filhos.
. Como quase sermos o que q...
. Art's friday #32 - Especi...
. Esta coisa do ano bissext...
. Como ter cabelo brilhante...
. Olhe, desculpe, isto é um...
. Porque raio querem levar ...
. Versão ikra-não-sei-quê d...