Por norma, o acesso ao ensino superior está associado a manifestações daquilo a que chamo "ensino inferior". Como?
Enquanto os alunos rejubilam ou deprimem, consoante o curso e o estabelecimento que lhes deu vaga, alguns indivíduos comentam, de forma ignóbil, as notícias relacionadas com o assunto. E é através da leitura desses comentários que podemos aceder ao ensino inferior. Com declarações totalmente desprovidas de veracidade ou afirmações repletas de erros ortográficos, só posso concluir que a formação desses autores (alguns até mesmo com qualificações académicas) é, de facto, fraca.
Há uma facilidade acrescida em aceder ao ensino inferior através de comentários realizados às notícias que mencionam as notas de ingresso no curso de Medicina. Confesso que um dos impulsionadores da escrita deste post foi alguém que comentou uma dessas notícias, publicada pelo Semanário Sol.
“E acho bem ! 90% dos estudantes ao concluir a universidade não sabem fazer um cv nem uma carta de motivação ! Isso é vergonhoso ! 90% escrevem um email como se tivesse no secundário”.
Errar enquanto se critica o erro de alguém é significativamente triste. E reflete os maus hábitos de grande parte da população.
Ignorando os restantes lapsos linguísticos, não pude deixar de alertar o autor do comentário para a importância de reaprender a distinção entre os verbos “ter” e “estar”.
Muito bem :P
Irrita-me imenso que critiquem algo e depois também o façam...
Confesso que além de gostar de ler determinadas notícias, adoro ler os comentários! Entre erros ortográficos, pontapés na gramática e pensamentos feitos, farto-me de rir.
xoxo
cindy
Exato, por vezes é a parte mais divertida! xD descobre-se cada teoria...
Uiii está foi muito bem apanhada.
Isto relembra-me uma professora de português que chamou-me à atenção porque fazia os testes numa versão sms. Isto é, com algumas abreviaturas. Nem dei por isso. Tratei logo de começar a mandar sms sem abreviaturas.
Jurei para nunca mais.
É difícil controlar esses hábitos que ganhamos com os telemóveis! Eu continuo a ter uma escrita minimalista nas mensagens, confesso... :p
Quanto ao autor daquele comentário, talvez pense melhor antes de comentar outra vez! :p
De
Nina a 9 de Setembro de 2014
Concordo a 100%. E confesso que tenho um guilty pleasure … ler os comentários das notícias on-line. É risada na certa, porque quem comenta desconhece por completo o ditado “diz o roto ao nu”. :)
É mesmo isso! :p encontra-se cada pérola!
E dá gosto desfazer aquelas teorias convictas (mas erradas) de alguns... :p os que criticam também estão sujeitos à crítica!
Gostei..Belo apontamento!
Comecem a criticar menos e a aperfeiçoar mais!
Não podia concordar mais contigo, e isto do verbo ter e estar é uma constante...
É compreensível que escape, tanto pela semelhança das formas verbais como pela distração... Mas criticar a escrita dos outros e escrever assim?! xD é um pouco ridículo!
Aqui utiliza-se aquele provérbio 'Que não atire pedras quem tem telhados de vidro'... ou qualquer coisa assim :P
Exatamente, Just! Também dizem essa (bem certeira) por estes lados... :)
Acho que nem a brincar se poderia aqui aplicar que "herrar, umano é"....
M-e-d-o!
Haha :p todos podem errar, mas admito que dá gosto "baixar a bolinha" a certos críticos com a mania das espertezas!
Claro que sim... hihihihi
De
Silver a 9 de Setembro de 2014
Ahah, é tão verdade. Por vezes leio comentários em páginas como o DN. JN, Sol, etc. de gente que fala dos universitários como se fossem burros, robots do governo que vão todos acabar a viver debaixo da ponte...mas depois pela gramática e pela forma como dizem "graças a deus nunca tirei um curso superior" enterram-se completamente. É triste como há pessoas assim.
Isso mesmo! :p julgam sem conhecer...
Boa malha!
Há neste país quem se advogue ser melhor que os outros. O problema é que a realidade plasma-se numa verdade assaz diferente!
Sei que escrevo mal, mas também não me considero melhor que outros. Bem pelo contrário!
Gosto dessa tua postura. Parabéns pela coragem!
Contrariamente ao que disseste, acho que não escreves mal! ;) gosto muito de ler os teus posts (e comentários!).
Há quem me chame "reguila" e há quem me chame corajosa... Ahah! Obrigada! :)
Tão verdade ☺
Ainda bem que não sou a única a concordar que existe o acesso ao ensino inferior! Ahaha :P
Comentar post