Segunda-feira, 13 de Abril de 2015

Abriu a época de s…

 

Não, não é “saldos”. A palavra que falta no título é sestas!

 

Diz a antiga regra – já esquecida – que, a partir da segunda-feira seguinte ao domingo de Pascoela, temos direito à sesta.

 
Pelos vistos, foi a Rainha Santa Isabel, esposa de D. Dinis, quem implementou esta tradição, para que os trabalhadores descansassem nas horas de maior calor, durante a plantação do pinhal de Leiria.

   

sesta.jpg

 Imagem original aqui

 

Como habitante exemplar do distrito de Leiria, até não me importava de fazer jus à tradição e dormir uma meia horita depois de almoço. Pena que o horário não mo permita...

 

publicado por BataeBatom às 11:11
link do post | comentar | favorito
32 comentários:
De Miss Fox a 13 de Abril de 2015
hoje é certinho, tenho tarde livre e vou me jogar para cima da cama...
De BataeBatom a 14 de Abril de 2015
É assim mesmo: há que seguir a tradição! :P
De Nathy ღ a 13 de Abril de 2015
Eu até alinhava mas suspeito que não seria apenas meia horita :D
De BataeBatom a 14 de Abril de 2015
Para os mais dorminhocos, dormir a sesta pode ser perigoso... Correm o risco de dormir até à noite ou ao dia seguinte! :P
De BomDia a 13 de Abril de 2015
Como é possível que uma tradição tão nobre fosse esquecida!! Vamos fazer manifs, petições e tudo o mais para que a sesta volte a ser um direito de todo e qualquer cidadão desse país!

pronto... se calhar não exageremos... mas não me parece uma má tradição... :P
De BataeBatom a 14 de Abril de 2015
Também acho!
Estou nessa de votarmos para termos direito à sestinha!!!
De Maria Araújo a 13 de Abril de 2015
Sabe muito bem e raramente tiro uma soneca.
Acho que devia ser obrigatório dormir uma soneca depois do almoço. O trabalho rendia mais...penso eu.
Beijinho
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
Mesmo que esse tempo não fosse utilizado para dormir, acho que todos deviam ter um período de descanso a seguir ao almoço, quando as pessoas ficam comprovadamente mais sonolentas!
Beijinhos!
De golimix a 13 de Abril de 2015
Olha eu hoje também dormi a sestinha! E que bem que soube
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
Sortuda, golimix!
De golimix a 15 de Abril de 2015
Tive esse privilégio! Afinal era o dia dos meus anos!
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
Como é que eu me esqueci?? Festejas o aniversário exatamente 1 mês depois de mim, pois é... :p
Parabéns atrasados, golimix! Espero sinceramente que tenha sido um dia agradável e recheado de miminhos, como mereces! Beijinho
De golimix a 16 de Abril de 2015
Foi. E esteve um sol lindo de propósito para mim
De Maria a 13 de Abril de 2015
Visto que a minha hora de almoço é generosa (duas horas) até que podia debruçar-me sobre o assunto. Mas acho que se desse asas a isso, depois para me levantar só mesmo de grua :)
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
É, a sesta não resulta com toda a gente! :P
Até há quem fique mesmo mal-disposto se dormir à tarde!
De Maria das Palavras a 13 de Abril de 2015
Ponha a mão no ar quem é de Leiria e devia mesmo cumprir esta tradição:
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
;) yeyyyyY!
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
José, excecionalmente os habitantes de Lisboa também podem dormir uma soneca! Mas assim a Maria das Palavras tem direito a duas!
De Maria das Palavras a 15 de Abril de 2015
Hahaha! Isso mesmo!!
De Miguel Alexandre Pereira a 13 de Abril de 2015
Uma sesta sabe sempre muito bem, nada melhor do que repor energias :)

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
Se acharmos que é benéfico para nós e tivermos tempo para tal, há que aproveitar... :)
Quando durmo mesmo pouco e tenho tempo livre à tarde, às vezes lá tenho que ir dormir a sesta! :P
De Teresa a 13 de Abril de 2015
Todos os dias sonho em fazer uma sesta mas depois não tenho tempo....
É uma frustração!
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
E às vezes também me vejo noutra situação: até tinha tempo para dormir a sesta e planeio fazê-lo. Mas depois começo a fazer as minhas coisas (exemplo: ver blogs) e acabo por já nem ceder ao sono! haha :P
De Cris a 14 de Abril de 2015
Eu não sou muito dada a sestas. Às vezes, principalmente quando estou muito cansada, lá adormeço um bocado no sofá.
De BataeBatom a 15 de Abril de 2015
Também não sou muito dada às sestas, mas é só porque o horário não deixa! haha
Se tivesse mais disponibilidade, acho que até dedicava um bocadinho da tarde para repousar... :P

Comentar post


. ver BB

. seguir perfil

. 302 seguidores

.facebook

Bata&Batom no Facebook

.pesquisar

.posts recentes

. Art's friday #33

. Como quase sermos o que q...

. Art's friday #32 - Especi...

. Esta coisa do ano bissext...

. Como ter cabelo brilhante...

. Intermitências da vida

. Ser portuguesa é...

. Olhe, desculpe, isto é um...

. Porque raio querem levar ...

. Versão ikra-não-sei-quê d...

.Março 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.arquivo

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014